Toda empresa passa por fases, afinal de contas, uma empresa é formada de pessoas, então, nada mais natural de que ela responder de acordo com a nossa postura!
Pensando nisso, fica fácil de compreender a importância em manter um planejamento, é ele quem evita que as coisas fujam do controle e você se perca nas necessidades primordiais do seu negócio.
Algumas perguntas que você pode se fazer como um “check list” no início da sua empresa:
1 – Quem é confiável para ser meu possível sócio?
Já falamos em outro post, se quiser clique aqui para conferir sobre a importância em não estar sozinho, porém, é necessário que a pessoa que você escolha para ser o sócio do seu novo negócio, seja alguém que realmente vá somar e não tornar-se um fardo para você!
2 – O que eu preciso para começar?
Liste tudo que o seu segmento precisa para começar a funcionar regularmente. Seja um site, um cartão de visitas, uma empresa de contabilidade (a gente ;).
A sugestão de que você organize tudo para que atue de forma regular, é para não correr o risco de ser pego de surpresa por faltar alguma coisa. Imagina estar numa mega oportunidade de network e não ter um cartão de visitas…ou conseguir um cliente que trará a possibilidade de um bom lucro e não emitir NF por não ter empresa aberta…
Com certeza muitas coisas você descobrirá com o tempo e aprenderá com os erros, mas, é possível minimizá-los e deixar as correções para outras particularidades.