Ouça mais
Para começo de conversa, uma boa negociação precisa de um bom ouvinte! Um dos lados sempre será o que fala demais e normalmente é o que acaba se precipitando e levando a pior. Saber ouvir o que o seu cliente ou fornecedor está falando faz com que você formule os melhores argumentos para defender o seu valor ou o desconto que você almeja, no caso com fornecedores.
Tenha a iniciativa
Tudo depende de quanto você se planejou para lucrar em cada proposta. Cada serviço é único e carece de algo personalizado e isso sempre trará valor para sua empresa, mas leiloar serviço, não te levará a vantagem nenhuma!
Formalize
Quando finalizar uma reunião em que houve negociação, sua primeira iniciativa ao ligar seu computador precisa ser formalizar tudo o que foi acordado verbalmente. Sempre pode haver interpretações contrárias durante a conversa que poderão ser eliminadas quando passadas por escrito.
Justifique seu valor
Um pouco de ousadia é válida, principalmente quando o seu serviço realmente faz jus ao valor cobrado. Jogue alto, para receber o que planejou e defenda o porquê do seu custo, é ele que definirá a aprovação na negociação.
Não aceite a primeira oferta
Faça dessa dica quase que uma rotina. Todos os envolvidos, sempre vão preparados para negociar, então, use isso ao seu favor!
Boa sorte!