Os bancos estão mais rigorosos para disponibilizar crédito para empreendedores, um dos motivos é a forte crise que passamos ao longo de 2016. Mas, o fato é que você pequeno gênio, com sua empresa devidamente formalizada como MEI, consegue crédito para enfim startar o seu negócio e mostrar para esse Brasil do que é capaz!
Mas, tudo deve ser feito sob muito planejamento, projeções, estudos e todas as regras racionais que qualquer pessoa deve levar em conta antes de se envolver em uma dívida. Afinal, mesmo que em dia, ao adquirir um empréstimo, você automaticamente possui uma dívida a ser liquidada e aí vale aquele toque camarada, seja pontual com os empréstimos, ou os juros vão engolir o seu sonho, antes mesmo de começar!
Mas, faça! Depois de estudar pontualmente as etapas, tire a ideia do papel, só assim você de fato terá algo pelo que lutar!
Alguns bancos disponibilizam empréstimos para microempreendedores, além de casas de crédito, contanto que você tenha todos os documentos regulamentados para passar pela aprovação das credoras. A internet é muito intuitiva, isto é, uma pesquisa que você faz sobre um determinado assunto, te leva a diversas sugestões de páginas similares, atraindo a sua atenção para algo passível do seu interesse. É nessa hora que você deve tomar cuidado e avaliar bem as propostas que cada empresa te oferece.
Faça uma planilha de Fluxo de Caixa: Essa é uma boa maneira de prever quantas parcelas você poderá arcar até saldar o empréstimo que planeja, sem prejudicar as demais contas existentes.
Para microempreendedor individual, normalmente os documentos solicitados para análise de crédito são: CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual ou o certificado Simplificada na Junta Comercial, comprovante de endereço, RG e CPF do empreendedor e CNPJ. O CPF do empreendedor será consultado, então, apesar de haver a possibilidade de empréstimo para o pequeno empresário, em nada ajudará estar com contas em aberto como pessoa física.
Esperamos ter te ajudado a se planejar para começar o seu negócio!
Boa sorte!